quinta-feira, 12 de julho de 2012

LISTA 3

LISTA 3

1ª QUESTÃO
Observe a tabela a seguir
                                                          C                   +               O2               à             CO2
1ª experiência
12g
32g
Xg
2ª experiência
36g
Yg
132g

Podemos afirmar que:

a) X é menor que a soma dos valores das somas das massas dos reagentes da 1ª experiência.
b) X = Y.
c) Y é igual ao dobro do valor da massa de carbono que reage na 2ª experiência.
d)  32   =   X
     Y        132
e) Y = 168

2ª QUESTÃO
Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.
Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

a) A temperatura da água que pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.

b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.
c) A chama de um fogão que pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.
d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura.
e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.

3ª QUESTÃO
As misturas efervescentes, em pó ou em comprimidos, são comuns para a administração da vitamina C ou de medicamentos para azia. Essa forma farmacêutica sólida foi desenvolvida para facilitar o transporte, aumentar a estabilidade da substância e, quando em solução, acelerar a absorção do fármaco pelo organismo.
As matérias-primas que atuam na efervescência são, em geral, o ácido tartárico ou o ácido cítrico que reagem com um sal de caráter básico, como o bicarbonato de sódio (NaHCO3) quando em contato com a água. A partir do contato da mistura efervescente com a água, ocorre uma série de reações químicas simultâneas: liberação de íons, formação de ácido e liberação do gás carbônico – gerando a efervescência.

As equações a seguir representam as etapas da reação da mistura efervescente na água, em que foram omitidos os estados de agregação dos reagentes, e H3A representa o ácido cítrico.

I-                   NaHCO3  à  Na+ + HCO3-
II-                H2CO3   ßà H2O + CO2
III-             HCO3-  +  H+ ßà H2CO3

IV-             H3A  ßà 3H+   +  A-

A ionização, a dissociação iônica, a formação do ácido e a liberação do gás ocorrem, respectivamente, nas seguintes etapas:

a) IV, I, II e III
b) I, IV, III e II
c) IV, III, I e II
d) I, IV, II e III
e) IV, I, III e II

4ª QUESTÃO
A química está na base do desenvolvimento econômico e tecnológico. Da siderúrgica à indústria da informática, das artes à construção cível, não há área ou setor que não utilize em seus processos ou produtos algum insumo de origem química. Um desses insumos é o metano, gás natural, usado como combustível na indústria química. A queima do metano pode ser representada pela seguinte equação:
CH4(g)   +   2O2(g)   à   CO2(g)  +  2H2O

Em relação ao metano (CH4) e ao dióxido de carbono (CO2), pode-se dizer que a forma geométrica de cada um desses compostos, respectivamente, é

a) tetraédrica e trigonal planar.

b) tetraédrica e linear.

c) quadrática planar e trigonal planar.
d) quadrática planar e linear.

e) tetraédrica e quadrática planar.

5ª QUESTÃO
Recentemente foi confirmada a existência de água mineral medicinal no município de Resende. Segundo foi publicado na imprensa, a água encontrada é rico em bicarbonatos, oficialmente denominados hidrogenocarbonatos.

As fórmulas químicas correspondentes aos hidrogenocarbonatos de sódio e cálcio são, respectivamente:

a) Na2CO3 e CaHCO3
b) NaHCO3 e CaHCO3
c) NaHCO3 e Ca(HCO3)2
d) Na2CO3 e Ca(HCO3)2

GABARITO
1ª) d
2ª) a
3ª) e
4ª) b
5ª) c

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